Abrafipa,
cuidando da saúde
da sua família

Nosso objetivo: Conheça um pouco sobre a Abrafipa

O objetivo da ABRAFIPA é defender os interesses de empresas do segmento de filtros, purificadores, bebedouros e equipamentos para tratamento de água, estando em sintonia com o dia-a-dia do mercado e entidades correlatas,

orientando e buscando condições vantajosas para que seus associados possam se destacar no mercado e atender às regulamentações do setor.

  1. Divulgação do INMETRO

    Em Agosto de 1998 o INMETRO realizou uma divulgação dos resultados do Programa de Análise de Produtos para filtros e purificadores de água.

  2. Padrão de Qualidade

    As principais empresas do setor se reuniram no início de 1999 para criar um padrão específico de classificação de produtos.

  3. Fundação da Abrafipa

    Após um ano de trabalho, o estudo para elaboração da norma de qualidade foi apresentado ao INMETRO e encaminhado para a ABNT, dando início aos trabalhos da ABNT/CEET-00:001:32 em 2000.

    A necessidade de organização do setor evoluiu para a criação de uma associação: ideia incentivada pelo engenheiro Gustavo Kuster, do INMETRO. Durante um ano e meio, as empresas do setor se reuniram na sede do Grupo Europa, na Rua Bela Cintra em São Paulo (SP), movimento que resultou na fundação da ABRAFIPA em 11 de dezembro de 2000, já com representantes de 29 empresas.

  4. Sede e diretoria

    Em 4 de setembro de 2001, a sede oficial da entidade foi estabelecida no endereço atual na Avenida Paulista.

    A primeira diretoria teve como presidente Luiz Carlos Surnin Vieira, secretariado por Hélio Cavicchio e com Roseli dos Santos Ferraz Veras como tesoureira. As principais incumbências foram criar o Estatuto Social e a regularização formal da entidade.

  5. Evolução

    Com maior representatividade, a ABRAFIPA concluiu em novembro de 2002 a norma para aparelhos não-elétricos por pressão, denominada NBR 14.908:2002, trabalho coordenado pelo engenheiro Plínio Tomaz, também incentivador da entidade.  

    Também incluiu o segmento de bebedouros em sua nomenclatura, sendo registrada como ABRAFIPA – Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos para Tratamento de Água.

  6. Regulamento

    Participamos da elaboração do Regulamento de Avaliação da Conformidade – RAC, para aparelhos elétricos, objeto da Portaria INMETRO nº 191/03, certificação de segurança elétrica obrigatória para indústrias e comércios, e auxiliou o Instituto Falcão Bauer da Qualidade – IFBQ na elaboração de um Procedimento Específico para Certificação de Produtos, com base na Norma NBR 14908.

  7. Norma ABNT

    Com ativa participação da ABRAFIPA, a ABNT editou e publicou em dezembro/2004 a Norma NBR 15176:2004, regulando os Aparelho Para Melhoria da Qualidade da Água para Uso Doméstico – Aparelho por Gravidade. Também, foi editada a Norma NBR 14908:2004, em revisão da anterior, para aparelhos por pressão.

  8. Certificação à vista

    O INMETRO publica a Portaria 126/2006, pondo em consulta pública um Procedimento para Avaliação Compulsória para aparelhos para a melhoria da qualidade da água.

  9. Certificação do INMETRO

    Portaria 93 do INMETRO estabelece a certificação compulsória para os Aparelhos Para Melhoria da Qualidade da Água Para Consumo Humano, publicada em 15 de março de 2007, concedendo prazos para a adequação pelas empresas.

  10. O mercado

    Pesquisa do IBGE mostra que, em 2007, houve aumento do número de domicílios com filtro de água (ou outro aparelho residencial de tratamento de água para consumo humano): o percentual nacional era de 50,3% e subiu para 51,1% em 2007 para os domicílios no país, estimados em 56.345.000.

  11. Ganhando prazo

    Por solicitação da ABRAFIPA o INMETRO editou a Portaria 112/2010, concedendo novos prazos para as empresas se adequarem à Certificação Compulsória estabelecida pela Portaria 93/2007.

    NOTA DE AGRADECIMENTO

    No dia 7 de julho de 2010, o mercado de purificadores de água perdeu um dos seus principais empresários, Dácio Múcio de Souza, que faleceu aos 64 anos de idade. Sócio-fundador, Vice-Presidente e um dos principais incentivadores da Abrafipa, teve participação decisiva para o estabelecimento do mercado e da entidade.

  12. Nova norma ABNT

    A ABRAFIPA participou da comissão técnica da ABNT, que elaborou a norma ABNT NBR 16098/2012, que cancela e substitui as normas ABNT NBR 14908/2004 e 15176/2004.

  13. RAC e RTQ do INMETRO

    O INMETRO publicou a Portaria 605 de 12/12/2013, submetendo à consulta pública o RAC – Regulamento de Avaliação da Conformidade para Equipamentos para Consumo de Água, para contemplar as normas atualizadas: ABNT 16098/2012 e 16236/2013.

    A consulta resultou na Portaria Inmetro nº 344/2014, que aprova e aperfeiçoa os Requisitos de Avaliação da Conformidade – RAC, bem como a Portaria Inmetro 394/2014, que aprova o Regulamento Técnico da Qualidade – RTQ, para Equipamentos para Consumo de Água.

  14. Novo RGCP

    Portaria Inmetro nº 118, de 06/03/2015, aprova e aperfeiçoa os Requisitos Gerais de Certificação de Produtos (RGCP).

  15. Alterações no RGCP

    Portaria Inmetro nº 252/2016 traz alterações no RGCP (Portaria 118/2015).

    REGISTRO NO ORQUESTRA

    Portaria Inmetro nº 512/2016 aprova o Regulamento para o Registro de Objeto – Orquestra.

  16. Elétricos tem nova norma

    Integrantes do Departamento Técnico da ABRAFIPA participam ativamente da comissão instituída pela ABNT para elaborar a norma NBR 16236, que estabelece os procedimentos de ensaio em aparelhos de fornecimento de água para consumo humano com refrigeração incorporada, nos requisitos de desempenho.

  17. Ganhando prazo

    A pedido da ABRAFIPA o Inmetro editou a Portaria nº 20/2017, prorrogando os prazos finais determinados pela Portaria 344/2014.

    Ajustando o RAC

    Portaria Inmetro 92/2017 promove ajustes e esclarecimentos à Portaria 344/2014.

  18. Atualmente

    MUDANÇAS NO INMETRO

    Em 03/07/2019 o Inmetro editou a Portaria nº 322, para a Tomada Pública de Subsídios para Regulamento Geral do órgão, que pretende instituir um novo “Modelo Regulatório”.

    Em 28/08/2019 o Inmetro editou a Portaria nº 404 que estabelece uma Consulta Pública de aperfeiçoamento do registro de produtos – orquestra.

    NOTA DE AGRADECIMENTO

    No dia 16/07/2019 faleceu o empresário, Moacyr J. Domingues, que foi presidente da ABRAFIPA desde sua fundação há quase 20 anos. À frente da entidade, sua atuação foi fundamental para a união das empresas do setor e para o relacionamento com os órgãos governamentais, organismos de certificação e laboratórios.

    NOVA DIRETORIA

    Em 27/08/2019 foi eleita a nova diretoria estatutária, que tomou posse em 08 de outubro:

    Presidente – Alexandre Augusto Domingues;

    Vive Presidente – Alisson Costa da Silva;

    Secretária – Márcia Andrea Macedo Rodrigues;

    Tesoureiro – Antonio Carlos Camargo;

    Conselho Fiscal: Liberto Sanz Anguita, Cezar Alexandre Cardoso e Reginaldo Carreira Ribeiro;

    Suplentes: Everton Mateus de Souza, Marcos André Walters e Aureli Cardoso Filho.

“As ações visam o crescimento global do setor, criando condições para que as empresas possam seguir as normas e agregar valor aos produtos, mantendo o compromisso de qualidade com o consumidor e entidades governamentais”
– Moacyr Domingues ( In Memorian )

Estatuto AbrafipaCódigo de ética
Diretoria e Diretores de Departamento

Presidente: Alexandre Augusto Domingues.

Vice-presidente: Alisson Costa da Silva.

Secretária: Marcia Andrea Macedo Rodrigues.

Tesoureiro: Antônio Carlos Camargo.

Conselho Fiscal: Liberto Sanz Anguita, Cezar Alexandre Cardoso e Reginaldo Carreira Ribeiro.

Suplentes: Everton Mateus de Souza, Marcos André Walters e Aureli Cardoso Filho.

Diretores de Departamentos:

Econômico: Alexandre Augusto Domingues, Alisson Costa da Silva, Antonio Carlos Camargo e Liberto Sanz Anguita.

Técnico: Gilberto Cusato, Marcia Andrea Macedo Rodrigues, Alexandre Augusto Domingues, Everton Mateus de Souza, Alisson Costa da Silva, Adriano Lorena Bruel, Maria Regina de Souza, Claudio P. Chaves, Edgar Mascarenhas, Eldernilton Pereira Fontes.

Comunicação: Helio Cavicchio, Cezar Alexandre Cardoso, Marcus Vinicius C. Martino, Joana Ferreira Ahouagi, Alexandre Augusto Domingues, Claudio P. Chaves, Amanda Paes Januário, Cibele Morais, Susan Foltran, Alisson Costa da Silva, Alvaro Arruda.

Jurídico: Helio Cavicchio.

Conselho de Ética: Helio Cavicchio, Liberto Sanz Anguita, Antônio Carlos Camargo, Marcia Andrea Macedo Rodrigues, Alexandre Augusto Domingues.

Água Pura Carbontec Ltda. EPP
Brasfilter Indústria e Comércio Ltda.
Casa dos Filtros Comércio Ltda.
Ceramica Stefani S/A.
E.F. Elementos Filtrantes Indústria e Comércio Ltda.
Ebenezer Comércio Ltda-ME.
ELECTROLUX do Brasil S/A.
Everest Refrigeração Indústria e Comércio Ltda.
Eversoft Indústria e Comércio de Plásticos Ltda.
Forusi Forjaria e Usinagem Ltda.
Hailiving International Company
Hidro Filtros do Brasil Indústria e Comércio de Filtros Ltda.
Hidropal Indústria e Comércio de Metais Sanitários Eireli
Hoken International Company Ltda.
IBBL Tecnologia em Água Eireli
J S ANAYA Indústria e Comércio Ltda.
JATOFRIO Metalúrgica, Indústria e Comércio Ltda.
Lorenzetti S/A Indústrias Brasileiras Eletrometalurgicas
Maxfilter Indústria e Comércio de Filtros Ltda. EPP
Original Aquaplus Filtração Indústria e Comércio Ltda.
R Pontes Comércio Ltda.
Springway – Importação, Exportação, Comércio e Serviços Ltda.
Tobasa Bioindustrial de Babaçu S/A.
MJD Indústria e Comércio de Produtos Eletrodomésticos Ltda.
Whilcla Indústria e Comércio de Plásticos Ltda.
Whirlpool S/A .
Zufer Tecnologia e Ferramentaria Ltda.
Conheça as vantagens de fazer parte da Abrafipa